sexta-feira, 30 de março de 2018

Marielle - Com M de Mulher, de Mãe e de Militante

Deveríamos tratar o caso da morte da política e militante Marielle Franco, com mais objetividade e clareza do que temos tratado a maioria dos casos de mortes de mulheres no Brasil. Sim, porque, infelizmente, esses ganchos que surgem, clareiam os contextos e só não vê quem não quer, a gravidade da situação a qual nos encontramos.

Diga-se: mulheres continuam morrendo no Brasil de forma cruel, bruta, injusta e ainda por cima não recebem o tratamento da severidade que a justiça deveria dar a cada um dos casos noticiados. Sim, é preciso chamar a atenção de que há aqueles casos que passam em branco por que não caíram nas graças da mídia.


Como ousa minha senhora, enfrentar - com´pés no chão -, a politicagem?

Mesmo que seja um crime político como muitos têm sustentado, foi uma mulher que morreu e uma mulher que protagonizou espaços dificilmente conquistados: assumiu sua condição homo-afetiva e penetrou no âmbito político. A esfera política - tão ancorada e vinculada ao espaço masculino. Quem era essa mulher que ousava enfrentar e dar voz a lutas femininas tão difíceis?   

Política que era, ou se tornou - não importa - entrou num terreno perigoso, locus de confraternizações do eterno poderio do patriarcalismo, do machismo, do preconceito e da injustiça. Quase dizem em nossa cara: "se meteu onde não devia, agora pague por isso." E morta com tamanha selvageria que é inacreditável crermos que vivemos numa democracia.

Que Páscoa 2018 é essa?  Comemoramos em Meio à Fragilidade da Democracia

De quantos chocolates precisamos para nos entorpecer e levar adiante a vida cotidiana e nos esquecer que ferimos descaradamente a Democracia brasileira, quando enterramos uma representante política que propunha dar voz aos menos favorecidos? Continuamos um país de privilegiados  e tudo bem, dizemos amém a isso e vamos em frente? 

Segundo as tradições, Páscoa é sinônimo de renovação, de ressurreição, crença numa nova vida que surge e nos dá forças para continuar, porque fomos "renovados". Tentemos crer na renovação política (que a própria Marielle Franco tentou realizar) da qual imensamente precisamos,

Ou acreditar na ressurreição da força popular para eleger os melhores representantes, ou na esperança que precisamos para conseguirmos atravessar este deserto e sairmos mais fortes, menos apáticos, como os cidadãos amedrontados que nos tornamos, ao perdermos parte da fé que tínhamos nas instituições. Instituições são formadas por pessoas. Vamos enfrentar nosso abismo democrático, parar de temê-lo e dar um basta nele.


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

10 Séries de Mulheres Incríveis e Empoderadas Para Ver na Netflix

É um alívio saber que temos a opção da tv por assinatura e da provedora Netflix (também paga), porque a tv aberta hoje, deixa muito a desejar (se é que em algum tempo foi boa de fato). 

Está quase impossível achar um programa de qualidade na tv aberta, quanto mais uma programação inteira que valha a pena dedicarmos nosso tempo precioso. Sumiram da tevê as séries brasileiras que se destacavam na telinha. As novelas? As mesmas porcarias de sempre, portanto resta-nos poucas opções para o entretenimento caseiro nas atuais telonas.




Quais são as boas opções de séries disponíveis?


Há na tv por assinatura e no canal Netflix, excelentes séries estrangeiras com protagonistas mulheres - norte-americanas, britânicas, europeias e até coreanas - de excelente qualidade, muito bem construídas, com raros lapsos no roteiro ou na produção.


Como a estrutura básica das séries estrangeiras são episódios que atravessam temporadas anuais, é muito comum conhecermos e acompanharmos a fundo a evolução de muitos personagens, claro que principalmente os favoritos.


Vemos o elenco vivenciar numerosos obstáculos, sentimentos, situações e fatos que problematizam e contextualizam personalidades singulares, muitas vezes com grande riqueza interior ou uma humanidade peculiar e/ou complexa. Nos vemos naquelas histórias.



Vemos ao final, um desfile de personagens bem construídos, fortes,marcantes, que trazem à tona discussões relevantes e oportunas para reflexão (mesmo que seja de maneira "prosaica" assistindo tevê) de conjunturas sociais ou de formação humana.

É  o caso do discurso do empoderamento feminino. Ao mesmo tempo, as séries tem mostrado a desconstrução gradativa de padrões que não representam mais muitos aspectos da sociedade. Atualizam o repertório de questões chave para o discurso sobre direitos das mulheres.

Confira a Lista, Escolha Alguma destas Séries e Comece Já sua Maratona l!

01- Greys Anatomy:

 Muito do que se diz de Grey`s Anatomy além da sua incrível longevidade (a série tem        14 anos no ar), é sobre a exibição de um número enorme de de personagens             mulheres, poderosas de variadas maneiras de ser.

Várias delas têm cargos importantes, todas trabalham muito duro, têm a sexualidade que querem, são muito independentes e rejeitam veementemente, estereótipos. Elas lutam bravamente por seus sonhos e desejos, além, claro, da riqueza pessoal de cada uma das personagens que incorporam.

Vemos ainda grandes casos de amor que perpassam os 14 anos de histórias envolventes no hospital e mensagens  valiosas passadas nos diálogos sobre empoderamento feminino - famosas no mundo inteiro, mostrados ás vezes nas redes sociais.


02- Gilmore Girls:

Mãe solteira, apaixonada pela maternidade, empresária, moderna, alegre e humana à beça. Essa é Lorelai, a mãe solteira mais feliz do planeta, mas que também enfrenta algumas grandes dificuldades, porque também é humana.

Lorelai e o mundo em que vive nos conquistam imediatamente, com seus amigos companheiros para todo problema. Seu otimismo é contagiante e todas as lições de vida que enfrenta ela divide com sua filha, que também é sua grande companheira.

Mas também não são poucas as vezes que ela aprende com a menina, que aos poucos vai se tornando mulher, e as duas crescem juntas a cada etapa do caminho, com uma enorme vontade de viver e a superação de dificuldades.


03- Desesperate Housewifes:

Baseando-se no cotidiano de cinco donas de casa que são vizinhas num condomínio, a série tem o foco inicial no suicídio de uma delas, que por sinal é a narradora da história. A tradução do nome da série é: Donas de Casa Desesperadas...rs

A série contém elementos de drama, suspense, mistério, romance, comédia e até policial na medida certa para acompanharmos depois do jantar ou antes de dormir, ou ainda, em horas de maratonas com amigas num fim de semana. Não se engane, donas de casa também podem muito bem ser Mulheres Incríveis e Empoderadas!

Na história vemos personagens de personalidades e vidas diferentes e variadas, que enfrentam dificuldades e adversidades que vão moldando cada uma delas no decorrer da trama, que trazem soluções ou mais problemas às suas vivências pessoais.

Há enfrentamento de doenças graves, há recomeços de carreiras profissionais já na maturidade, mulheres que enfrentam a dicotomia da maternidade/ou profissão, e mulheres emancipadas e livres que enfrentam o preconceito por suas escolhas sexuais e estilos de vida.
                                

04 - Revenge: 

Os enredos de dramas em que os personagens dão a volta por cima e duramente conquistam um espaço, ainda chamam muito a atenção. Ainda mais quando a protagonista experimenta um leve sabor de vingança. E Revenge é assim.

A protagonista passou por situações dolorosas na infância, adolescência e juventude. Mas, na vida adulta já demonstra uma força e capacidade de superação incríveis. No entanto, a amargura pelas grandes perdas que passou a acompanham.

A série mostra a dualidade em sua vida, dividida entre a importância da superação e a necessidade de vingança. Mas ela sabe que para se vingar pagará um preço caro?

É um drama com todos os traços novelísticos que os brasileiros estão acostumados e com destaque para os personagens femininos, sempre muito fortes. Uma produção caprichada com a vantagem de não ter episódios demais que podem enfraquecer a trama.



05- Scandall:

Olivia Pope, este é o nome da empoderadíssima mulher negra de Scandall. Olívia é brilhante, inteligentíssima, independente, mora sozinha, tem a liberdade que sempre quis e namora quem quer, sem nenhuma sombra de opressão nos relacionamentos. Ao contrário, geralmente é ela quem dá as cartas.

Olívia comanda um escritório de advocacia especializado em resolução de grandes crises de seus clientes (problemas potencialmente difíceis de resolver para qualquer um, mas não para Olíivia e sua equipe).Trabalham fora dos tribunais e correm contra o tempo alucinadamente para evitar a exposição negativas dos clientes.  

Essa equipe de parceiros de trabalho foram escolhidos a dedo por ela e eles dão um duro danado para agradar a chefe e também crescerem pessoal e profissionalmente. Tanto a protagonista quanto o resto do elenco dão um show de interpretação; tudo a ver com nossa lista de Mulheres Incríveis e Empoderadas.


06- The Good Wife

A boa esposa. É essa a tradução do título da série, mas não se engane, ela não é boba, nem jamais inferior. E o melhor, é uma personagem madura, que poucas vezes vemos como protagonistas, e quando isso ocorre é bom se deliciar.

Embora se chame "A Boa Esposa", The Good Wife é uma série dramática/de tribunal com indiscutível qualidade, alem de um tom deliciosamente poético e com elenco espetacular.As tramas e os problemas dos personagens são muito bem elaborados, torcemos por cada vitória e sofremos com as derrotas na medida certa.

A evolução da personagem-chave, Alicia, é enriquecedora como papel feminino. É ótimo ver os degraus que ela galga em sua trajetória como mulher, mãe e profissional. os demais personagens da série também são muito bons, cheios de nuances e histórias de vida surpreendentes.
 


 07- How to Get Away With Murder

A protagonista é uma mulher negra poderosíssima, que driblou todos os preconceitos e desafios como mulher no mundo para alcançar seu lugar devido. Ela é forte, decidida, de carreira de sucesso, professora de direito, determinada e durona - muitas vezes.

Além de dar aulas, Annalise comanda um escritório de advocacia com uma equipe escolhida a dedo por ela, ou seja, repercute seus exigentes padrões. Todo o elenco é interessante e cada um tem uma história incrível para contar, além do grande tema central.

A trama resume-se aos casos que  o escritório de Annalise pega e o desenrolar dos acontecimentos, até que a própria equipe envolve-se num instigante e imperdível caso difícil de resolver. Torcemos por cada minuto pelo desenvolvimento da história, as consequências das decisões tomadas por casa membro, suas reações e como lidam entre si após o acontecimento fatal.

Analise e sua equipe não podia faltar numa lista de Mulheres Incríveis e Empoderadas da Netflix.

.
08- Miss Fisher´s Murder Misteries

Moderna, ousada, feminista, empoderada e feminina...em plena década de 1920! Quase impossível mas é o qua série australiana mostra com muita propriedade numa série caprichada e divertida.

A série é um drama policial, mas doses caprichadas de humor refinado romance, um excelente elenco, tramas bem construídas e uma protagonista insubstituível. a história é baseada em livro do mesmo nome, de uma escritora australiana, Kerry Hreenwood.

Phyrne é sedutora em todos os aspectos, como humanista nata, gentil e respeitosa com todas as classes, mesmo sendo ela mesma uma rica herdeira. Com um astúcia e capacidade de dedução surpreendentes, ela torna-se detetive particular e vai ajudar o delegado da cidade a resolver crimes difíceis.


09- The Catch

Ela é inteligentíssima, competente demais no trabalho, independente, articulada e...linda! Junto à sua equipe e parceira, tem um escritório de investigações especiais, que lida com grandes problemas de clientes em todo o mundo. Alice, Valerie e sua equipe são muito competentes e é divertido acompanhar as tramas do grupo.

Tudo complica um poco mais quando Alice sucumbe ao charme do mega-mentiroso namorado, que se torna seu noivo e a deixa pra lá de furiosa e decepcionada quando ela descobre que ele mesmo tem segredos difíceis de engolir. Ela tem que investigar o seu grande amor?

Na história, as reviravoltas são acompanhadas num ritmo frenético de todo o elenco, todos passam por algumas transformações e descobertas o que dá uma dinâmica muuito boa à série. Bom elenco, visual caprichado, enredo razoável.

Há algumas mulheres poderosas tanto no elenco fixo, tanto com as convidadas que chegam e saem dos episódios. todas controlam a ferro e fogo suas vidas, sem deixar ninguém intrometer-se sem convite. Empoderamneto puro e "simples".

10- Saving Grace

Holly Hunter é uma atriz veterana, no bom sentido da palavra - atriz de muitas perfomances - todas muito talentosas, inclusive ganhadora de um "oscar", o maior prêmio do cinema. Nesta série, "Saving Grace", ela interpreta uma detetive com a vida pessoal em frangalhos.

Mesmo uma ótima policial, Grace vive inúmeros conflitos pessoais e sua vida começa a desmoronar e ela a se auto-destruir. Bebe demais, sai com homens que mal sabe o nome, fica distante e fria com todos, parentes e e amigos. Grace acha que não tem salvação para sua vida.

Ao mesmo tempo, vemos realmente o  quão humana e doce Grace é no fundo. Sua necessidade de se punir começa a ser questionada quando um anjo aparece para ela. Depois de inúmeros tropeços, ela começa a tentar refazer sua vida.



Deixe um comentário sobre este artigo.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Namorar Através dos Sites de Namoro - Isso é Seguro?


Tantas situações, fatos e contextos têm mudado e gradativamente remodelados de uns tempos para cá e  o jeito de namorar tem sido uma destas coisas. Até alguns anos atrás acharíamos uma ideia muito louca tentar conhecer alguém pela internet e ainda por cima começar a namorar com esta pessoa. Mas acontece que para algumas pessoas essa é uma realidade possível.



A partir  da pesquisa sobre as opções de sites disponíveis, esteja ciente de alguns cuidados básicos que devemos ter em qualquer situação, tanto do mundo "real", quanto no mundo "virtual", 

Qualquer uma de nós pode se aventurar em tentar um relacionamento pela internet, através dos sites de namoro
O preconceito bruto por estes sites acabou, agora já podemos considerar um namorado virtual em nossa vida, inclusive com grandes chances de virar real


Como Me Sentir Segura?

Em qualquer relacionamento que construímos na vida, a segurança em conhecer, conviver e estar junto desta pessoa é fundamental. E isso não é diferente num possível relacionamento de sites de namoro.

Depois de pesquisar as mais seguras e boas opções de sites, ao fazer seu cadastro num site, ou em mais de um, se for o caso,  certifique-se de pontuar as exigências que você mais quer numa pessoa, deixe claro suas preferências pelo "parceiro ideal".

Além disso, é óbvio que você não tem que dar a ninguém que está começando a conhecer, informações pessoais comprometedoras, como telefone fixo, e (pelamordedeus!), endereço de casa, ou detalhes íntimos como o nome de sua academia, etc.


Estas precauções são básicas, até no mundo real - não devemos fazer isso - quanto mais no mundo virtual. É preciso muita coisa acontecer antes de partilharmos informações pessoais com alguém, certo? 

O cadastro geralmente deve ser de informações neutras e básicas: cor dos cabelos, altura, profissão, estado civil, etc. E quando for conversar com algum pretendente, os mesmos cuidados devem                                                                                               ser tomados. fora isso, é paquerar à vontade.

Tenho Chance de Arrumar namorado Mesmo? 

Não é que tem. menina? Pode ser sim que tenha alguém por aí por esse mundão de Deus só esperando seu clique, sabia? Pode não ser um príncipe, mas um homem de carne e osso normal, com as aflições de um namoro como qualquer uma de nós. Nada é impossível de acontecer.  Há alguns relatos por aí de casais bem estruturados que começaram na internet.



Quem sabe... Bem, os sites de namoro têm vários segmentos. Há sites genéricos que abrangem vários tipos de exigências e sites específicos, por exemplo, de maiores de 50 anos, de estrangeiros que querem conhecer brasileiras, só para evangélicos, e outros. 

Escolhida a opção do site, é torcer para tudo dar certo, tentar encontrar um bom par  e partir para o abraço...rs.  Mas, sério, não fique tão desconfiada. Esses sites também ajudam a "filtrar" as pessoas  que você quer conhecer. 



Você preenche no cadastro suas preferências e gostos: se bebe, se fuma, sua religião, seu tipo de encontro preferido, suas músicas preferidas, etc E daí o site põe à sua disposição de busca, homens com este perfil que você escolheu.

Fique Tranquila, Mas Fique Atenta, Ok?

Nada de pensar em se encontrar com um desconhecido que acabou de conhecer. Amadureça as informações antes de dar passos mais firmes. E lembre-se: na maioria dos sites, o cadastro é sempre gratuito, mas há recursos que você só tem acesso depois de pagar algumas taxas, aí você resolve se quer ou não pagar por estas "melhorias" (por exemplo, para ver as mensagens que lhe mandaram). Nada é imposto, você quem decide o plano que quer usar. Boa sorte, sortuda!

























Marielle - Com M de Mulher, de Mãe e de Militante

Deveríamos tratar o caso da morte da política e militante Marielle Franco, com mais objetividade e clareza do que temos tratado a maioria do...