Todas nós não gostaríamos de estar assim, com um enoooorme sorriso no rosto, fruto de de um ótimo momento que estivéssemos passando com alguém adorável ao nosso lado? Quem não? E não é que a sociedade brasileira, ao invés de procurar o que fazer (por exemplo, como driblar esta maldita crise, se livrar de políticos corruptos), fica fofocando e repercutindo ideias as mais descabidas, intolerantes e preconceituosas sobre o casal acima?
Que bom que a Fátima chamou a atenção sobre isso
Tatá, Suzana, Astrid, Ivete, Solange, outras...
Outra celebridade da televisão que viu e ouviu alguns comentários maldosos foi a atriz/comediante Tatá Werneck, por também namorar um homem mais novo (diferença de 12 anos) do que ela. Sem falar na atriz veterana de telenovelas, Suzana Vieira, que já tem mais de 70 anos e namora frequentemente, homens mais novos, 25, 30, 35 anos a menos, pasmem! Corajosa e extremamente segura de si, a atriz diz em alto e bom som em toda oportunidade que aparece, que não se importa nem um pouco com as fofocas alheias sobre seus relacionamentos e seu comportamento. São muitos os exemplos no setor artístico.
Por que não?
Sabe-se há mito tempo da preferência masculina por mulheres mais novas, há inúmeros estudos tentando explicar este fenômeno há décadas. Pesquisas feitas por psicólogos, sociólogos, antropólogos, a área do serviço social , etc. Só que, de alguns anos para cá - em torno de vinte anos - as estatísticas mudaram um pouco. Os números não se comparam com a preferência masculina, mas já há uma significativa diferença sendo notada (o Censo do IBGE já mostrou esta estatística), sobre o fato de mais relacionamentos e até casamentos acontecerem com pares nos quais a mulher é mais velha que o homem. Veja como exemplo os casais de artistas citados neste artigo.
Por que a sociedade condena a mulher e não o homem mais velho?
Resquício de uma sociedade patriarcal, machista e sexista, a aprovação da coletividade para a escolha masculina de mulheres mais novas e quase uma condenação explícita sobre a escolha de feminina de homens mais novos, é bastante evidente. Sempre houve uma aceitação passiva e tolerante das regras, posições e decisões masculinas, como era o caso do direito a se "defender" se houvesse prática de adultério por sua mulher, sem que esta pudesse fazer nada a respeito do adultério de seu marido. A lei tolerava e beneficiava os homens e punia severamente a mulher. Lembremos que havia apedrejamento de adúlteras em algumas culturas (ainda há em alguns pontos do mundo).
Muitas regras, imposições e barreiras têm sido quebradas
Algumas leis e normas ficaram mais abertas, mais flexíveis, com direitos e deveres iguais para ambos os sexos. E muitas mulheres têm quebrado barreiras sistematicamente ao longo dos dois últimos séculos, principalmente. Nos campos da educação e formação, no campo sexual e físico, no campo profissional e carreira, como também culturalmente e socialmente, além da questão da família e maternidade, muitas mudanças significativas foram efetivamente tomadas pelas mulheres. E estas decisões em novos caminhos e trajetos para sua vida têm impactado a sociedade, às voltas com novas configurações sociais. Uma delas diz respeito à decisão da mulher de escolha sobre o que quer para seus relacionamentos e seu corpo.
As mulheres estão ficando mais "jovens"... porquê?
Uma das possíveis causas para esta mudança, pode estar relacionada ao fato de que hoje em dia, muitas mulheres na faixa de 50 anos por exemplo estão ainda com aparência jovial, podem aparentar 35 anos, devido aos intensos cuidados estéticos e físicos que estão à sua disposição como academias de ginástica, academias de pilates e/ou ioga, cuidados dermatológicos, cirúrgicos, além do bem estar relacionado aos tratamentos médicos muito evoluídos tecnologicamente que permitem a aquisição de um bom quadro geral de saúde. Desde cedo, o acesso a programas de saúde pública (mesmo com todos os problemas, é bem melhor do que há 30 anos) e privada, estão abundantemente disponíveis e como a mulher entra cedo no mercado de trabalho, opta por prevenção.
Dicas para se manter em forma física, mental e espiritualmente:
1- Conheça em seu corpo, entenda seus limites;
2- Faça alguma atividade prazerosa de acordo com seu gosto;
3- Pratique um esporte de acordo com seu perfil;
4- Sem stress: faça uma agenda e resolva tudo sem pressa;
5- Saia com amigos sempre que puder e quiser;
6- Mantenha-se ativa se estiver aposentada.
7- Seja feliz, sua prioridade é você.
Veja mais em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza-viva/elas-driblaram-o-preconceito-para-namorar-homens-mais-jovens,a4b0d21306636ab256e1655702374c23z2cgjzl6.html ; https://veja.abril.com.br/brasil/mulheres-mais-velhas-com-homens-mais-novos-barreira-que-se-rompe/
Nenhum comentário:
Postar um comentário