segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Faço mais uma vez promessas de Ano Novo ?

Final de ano chegando, mil atividades pendentes, lugares para ir, confraternizações para cumprir e as festas de Natal e Ano Novo para comemorar. Ainda no meio disso tudo, nos lembramos das promessas do ano anterior que não conseguimos cumprir e por isso desanimamos para fazer novas promessas. Não se desanime, há alguns truques para lidar com nossas falhas no cumprimento dos nossos compromissos. 


Qual a utilidade de fazer promessas de ano-novo?

Um pesquisador que estuda a área da disciplina, publicou um livro que sugere como principal objetivo para sermos mais firmes em concluir desejos, nos concentrarmos nos esforços que realizamos, não nos preocuparmos e ficarmos demasiadamente tensos com os resultados que conquistamos. É só lembramos do antigo ditado: o que vale é o esforço. Claro que seria bom demais se conquistássemos cada ideal que temos, mas, vamos nos dar mais crédito, respeitar nossos limites e sempre nos esforçarmos mais. Quem sabe um dia dê tudo certo como planejamos?

Vamos às promessas:

1- Calma e Paciência com Você Mesmo

Não seja tão duro consigo mesmo. Não se cobre tanto, nem se faça de seu próprio carrasco. Calma, é aos poucos que a vida vai dando certo...já ouviu isso? Quando estabelecer sua promessa, dê um tempo para executar que se adapte ao seu ritmo e suas atividades. E, claro, não sobrecarregue sua agenda de compromissos, você não dará conta de tudo de vez.  


             
2- Faça uma lista pequena que seja mais fácil cumprir

Não adianta colocar na lista aprender ma língua estrangeira sem nunca ter tido ao menos predisposição ou o mínimo interesse no assunto. Elabore uma lista mínima mas com interesses que vão despertar sua vontade de concluir (pelo menos parcialmente) os objetivos. Se gosta de música, pense num coral ou em gravar vídeos musicais. Se admira arte, pode ser interessante fazer aulas de pintura. As opções são muitas, escolha criteriosamente. 
                                                   


3- Qualquer avanço é um bom começo

Fique feliz com as pequenas conquistas do dia-a-dia. Se sua meta é deixar de comer os dois pãeszinhos diários a que está habituada, não os tire de vez que certamente você não irá conseguir. Comece tirando um e tente várias vezes só isso. Quando se tornou fácil ter diminuído um pãozinho, comece de novo com o segundo, coma só a metade (de duas vezes) e vá treinando espaçar e diminuir gradativamente, até reduzir para meio pão por dia, dois por semana, etc, até eliminar totalmente, se for sua intenção. Faça isso com qualquer coisa: manteiga, carne, não assistir televisão, deixar de fumar, outros. Você consegue!



4- Se esforçar para abandonar os maus hábitos, as indelicadezas e asperezas      
  
Viver num ambiente menos ríspido, difícil, de embates constantes, desgasta qualquer pessoa. Tente dar o seu melhor para dar espaço e atrair o melhor do outro. Quem sabe forçamos uma "corrente positiva", igual ao filme mesmo ("Corrente do Bem") e a vida começa a fluir com menos desgastes. As dificuldades cotidianas já são milhares, não precisamos piorar as coisas com nossa má educação, chiliques e grosserias. Mundo melhor existe, está a um passo de nossa ação. Se cada um pensar assim, que beleza não seria?                                 

5- Apoie alguém e seja apoiado também, a dois é bem melhor!

Se tem um amigo também interessado em cumprir metas, junte-s e a ele, façam um pacto de um ajudar o outro a compartilhar os desafios, as vitórias e até as caídas. Contando com apoio e incentivo é mais fácil se reerguer, ambos vão somar esforços. Troquem mensagens,  encontrem-se de vez em quando, comentem o passo-a-passo. Assim não será tão árduo chegar à vitória pretendida. Boa sorte, bom ânimo e Feliz Ano Novo!
                                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marielle - Com M de Mulher, de Mãe e de Militante

Deveríamos tratar o caso da morte da política e militante Marielle Franco, com mais objetividade e clareza do que temos tratado a maioria do...